•  contato@thigra.com.br
  •  (31) 3352-3448

Saiba como cuidar dos seus cabelos no inverno

Home » Novidades » Dicas » Saiba como cuidar dos seus cabelos no inverno

O inverno está chegando e é sinônimo de cobertor, chocolate quente, preguiça… Mas o friozinho também traz com ele os gorros, chapéus, boinas, banhos com água bem quente, e vários outros elementos que podem se tornar vilões para nossos cabelos.
Como se proteger destas armadilhas e manter os cabelos tratados nesta época? Confira:

Atenção ao banho muito quente!

Ninguém quer tomar banho com água fria no inverno, certo? O problema é que o banho muito quente e muito longo retira o óleo natural do couro cabeludo, que o protege. Sem ele os fios podem ficar com um aspecto mais áspero e de ressecamento.
Cabelo tingidos tendem a perder pigmento com água muito quente e cabelos cacheados também sofrem, já que são naturalmente mais secos e perdendo ainda mais oleosidade, ficam quebradiços e sem cachos definidos.

Uma maneira legal de se ajustar a este problema é lavar os cabelos com água morna. Mas se o dia estiver muito frio, tome seu banho com a temperatura que desejar e deixe para lavar os cabelos nos minutos finais do banho. Em vez de deixar os cabelos embaixo do chuveiro por 30 ou 40 minutos, eles ficarão nos últimos 5 minutos e sofrerão bem menos!

Não descuide da alimentação!

No inverno costumamos beber menos água o que contribui para o enfraquecimento dos fios. Mesmo em dias frios, tente ter uma garrafinha de água sempre por perto para não se esquecer de consumir bastante líquido! Isso fará bem para o seus cabelos, para a pele e para o corpo!

Outro deslize típico é estarmos mais dispostos a comer comidas gordurosas. Uma alimentação pobre de nutrientes e vitaminas faz com que a queda de cabelo aumente, principalmente porque nosso sistema imunológico fica mais fragilizado com o frio.

Cuidado com o secador!

Nessa época do ano, o secador vira um aliado, afinal sair no frio com o cabelo molhado pode além de garantir um belo resfriado, deixar os cabelos mais opacos e quebradiços. Então não vamos descartar o nosso amigo secador, mas vamos evitar que esteja com o vento muito quente e muito próximo dos fios. Evite também escovar os cabelos todos os dias, pois a fricção da escova pode quebrar a fibra e intensificar o ressecamento.

O frizz, que também adora aparecer nesta época, acontece por causa da quebra dos fios. Todo cabelo com química, pode ter frizz, mas no inverno todos os tipos de cabelo estão sujeitos já que os fios sofrem mais com a ação de fatores externos e, por isso, ficam mais rígidos e quebram mais facilmente. Como evitar? Tomar todos os cuidados acima e dar uma ajudinha com produtos que selam e protegem os fios, como um leave-in, por exemplo. Você pode aplicar e secar os cabelos com mais segurança de que estarão protegidos.

O que fazer com a oleosidade?

Nossos cabelos tendem a ficar mais oleosos no inverno já que usamos mais acessórios que abafam o couro cabeludo, como gorros e boinas, e ainda lavamos os cabelos com menor frequência. Os longos períodos entre uma lavagem e outra fazem com que a oleosidade se acumule ou invés de se renovar.

Outro fator preocupante é que o banho com água quente pode ser o vilão do ressecamento e da oleosidade! Como isso acontece?
Alguns organismos entendem que a retirada do manto hidrolipídico, que é esta camada de oleosidade natural do couro cabeludo, precisa ser corrigida, e por isso, acaba produzindo mais desse óleo natural, deixando os cabelos mais pegajosos. Assim, os mesmos cuidados que evitam o ressecamento, evitam também a oleosidade.

Uma boa dica é usar produtos que equilibram esta produção de óleo e limpam o couro cabeludo profundamente, para que ele consiga esperar até a próxima lavagem sem aquela cara de sujeira. Quer uma sugestão? A Linha Tiradentes tem os produtos ideais para cuidar dos cabelos no inverno. Conheça:
inverno-tiradente

Faça um comentário